(Imagem: luisdesenha.com )
“A escrita assêmica é uma escrita sem palavras e liberta de sentido semântico (relação de significante e significado), na qual o escritor utiliza as formas das letras para expressar o que deseja. É uma sombra, uma impressão, uma abstração da escrita convencional.
O principal ponto da escrita assêmica é que o resultado se pareça com escrita — seja pelos símbolos utilizados ou pela disposição dos símbolos — a ponto de ser facilmente confundido com a escrita convencional em um primeiro momento. No entanto, com um olhar mais atento, o leitor perceberá que precisará fazer uma leitura diferente do que está escrito.
A palavra “assêmica” significa “sem conteúdo semântico específico”. Muitos artistas, ao longo da história, praticaram esse tipo de escrita — um dos exemplos mais interessantes é o do calígrafo chinês do século VIII Zhang Xu.” (Do site Edições Tempora)
Asemic writing is a wordless open semantic form of writing. The word asemic means “having no specific semantic content”, or “without the smallest unit of meaning”. With the non-specificity of asemic writing there comes a vacuum of meaning, which is left for the reader to fill in and interpret. All of this is similar to the way one would deduce meaning from an abstract work of art. Where asemic writing distinguishes itself among traditions of abstract art is in the asemic author's use of gestural constraint, and the retention of physical characteristics of writing such as lines and symbols. (Wikipédia)
“In this way, asemic art can serve as a sort of common language—albeit an abstract, post-literate one—that we can use to understand one another regardless of background or nationality. For all its limping-functionality, semantic language all too often divides and asymmetrically empowers while asemic texts can't help but put people of all literacy-levels and identities on equal footing.”
(Satu Kaikkonen, a contemporary asemic artist/writer from Finland)
Nenhum comentário:
Postar um comentário