Sobre desenho, gratidão e a Quanta.


Tô num momento bem legal e sinto que é graças à pessoas que são MUITO melhores do que eu. Quero escrever sobre essas coisas e deixar um registro disso de alguma forma, mesmo que as palavras sejam muito dificeis e me expresso mal com frequência. Sinto muita gratidão por tudo isso :)

Vai ser meio revelador e pessoal mas aí vai. 
Voltei a desenhar no finalzinho de 2014. Foi por uma decisão de me reencontrar e recomeçar as fazer as coisas que eu gostava de fazer. 
Nessa época eu estava saindo de um longo relacionamento abusivo e não quero dizer que tudo foi ruim, pelo contrário. Mas, aconteceram coisas bem ruins. Eu tinha me distanciado de coisas que tinham importância pra mim; me afastou e perdi todos os amigos, não sabia o que fazer nem o que queria porque quase tudo que me era pertinente era considerado "tolo". Até trivialidades como colocar purê de batatas junto do arroz. 
Nem sempre foi assim mas em algum momento se tornou super controlador e nem percebi quando, só me toquei no dia em que brigamos porque entrei no Facebook pela manhã e curti algumas coisas antes de logar no Skype pra conversarmos.
Tenho uns problemas com a saúde desde a adolescência que me limitaram um bocado. Fiz tratamento com radiação, as coisas melhoravam e pioravam. Em alguns pontos me perguntava se haveria algum dia no futuro que não passasse mal. Me perguntava se haveria um futuro, um ano seguinte - eu sei, bem dramática, hahah. Mas sinceramente me passou pela cabeça sim. Essa minha falta de skills sociais deve ser produto desse conjunto de circunstâncias, hahaha.
Então quando terminei esse namoro vi essa janela de oportunidade pra fazer o que tinha vontade. E me propus desenhar uma vez por dia, nos 31 dias de Outubro - valeu, Jake Parker!
Ao término desses 31 dias, eu tinha um sketchbook com mais de 31 desenhos. Ter algo físico e palpável, produto da minha diligência me fez pensar "PUTA MERDA, É ISSO! QUERO FAZER MUITO MAIS DISSO."
E desenhar se tornou uma projeção da minha existência, como uma afirmação de que eu estou aqui, vivinha e que eu posso fazer coisas \o/ e uma forma de registrar coisas que tem muita importância pra mim. E eu queria documentar essas coisas. Porque se houvesse a chance de existir alguém, em algum lugar, gostar dessas coisas, se inspirar, quem sabe tocar de forma positiva, acreditei que valia a pena postar na internet. Pra que essa pessoa me encontrasse.
Passei a desenhar todos os dias sem falta no meu sketchbook e quando ele foi chegando ao fim, percebi que tinha muita dificuldade mas via coisas legais e também muita coisa que eu não gostava. E resolvi fazer algo a respeito. Procurei cursos, e encontrei a Quanta!

E daí muita coisa aconteceu.

Me inscrevi no curso anual de pintura no início de 2015, e meu mundo virou de cabeça pra baixo. Uma paixão fulminante por pintura!! Esse curso mudou radicalmente a forma que eu encarava o desenho, aprendi muitas técnicas e dicas valiosas e foi maravilhoso, mergulhei de cabeça nesse mundo e tive mais certeza de como gosto de botar tinta no papel! E quis repetir cada vez mais. 
Eu continuei desenhando todos os dias e pela primeira vez eu estava fazendo estudos focados em técnica - e amando muito! 

Foi então que começou a acontecer outra coisa maravilhosa: comecei a conhecer pessoas! 
Pessoas maravilhosas e que também desenham \o/ Fiz amizades e conheci gente, coisa que não acontecia desde a época de escola :) E isso enriqueceu imensamente minha vida: repertório de desenho, referências, experiências, idéias.. comecei a frequentar sessões de modelo vivo e fiquei obcecada nisso também, hoje vejo o quanto isso me ajudou.  
Ao fim do curso de pintura, considerei tudo isso um grande sucesso! Eu sentia muita dificuldade ainda e em retrospecto, acho que muitos estudos do curso de pintura não rolavam por falhas na estrutura do meu desenho, mesmo. Fiz cursos durante as férias mas sentia necessidade de mais, me matriculei no curso anual de desenho. E 2016 foi um ano extraordinário!

Minha ideia sobre a mecânica de desenhar foi jogada no balcão, sovada e transformada em outra coisa - algo muito melhor! Continuei praticando as técnicas de pintura que aprendi no ano anterior mas agora com uma estrutura que aprendi nessas aulas de desenho, e isso acabou me ajudando a pintar melhor. E pintar me ajudou a desenhar melhor também! Nesse meio tempo também me inscrevi num curso de Ilustração no SESC, ministrado por um outro professor da Quanta e mais coisas aconteceram. O professor sugeriu que entregássemos um projeto de ilustração ao final desse curso de três meses. E foi aí que nasceu meu primeiro projeto, o Nichijou. A ideia pra esse projeto veio de uma dessas aulas, quando o professor disse que todas as letras provêm de desenhos. Fiz um paralelo com a língua Japonesa - que usa ideogramas, mini desenhos, pra escrita- , e lembrei que os dias da semana no Japão são escritos usando ideogramas de elementos (fogo, água, terra, etc.). Resolvi fazer uma ilustra pra cada dia da semana baseada nos respectivos elementos.
Em meados de abril abriram as incrições pro Artist's Alley da ComicCon aqui em SP, que eu tinha muita vontade de participar! Mas eu estava sem par, meus amigos não podiam/ queriam e fui perguntar pro meu professor. E ele me disse, "Calma" (até hoje rio disso um pouquinho hahaha).
Na semana a seguir fui pra aula de desenho, e esse professor me apresentou uma das melhores pessoas que conheço! Ele estava também estava sem par pra ComicCon e olha, ele é tão bom nas artes que nem sei como é que concordou em dividir a mesa comigo mas o fato é que fomos pro evento juntos e foi muuuuiito sucesso!! A CCXP foi uma oportunidade maravilhosa pra entrar em contato com muita gente que não teria conhecido de outra maneira! Foram quatro dias de muita diversão, muito trabalho e a reafirmação da importância das boas pessoas na vida. 

E então tem o tempo presente.

Fiz mais cursos de pintura recentemente e de novo minha mente explodiu! hahahah. Novas possibilidades e ferramentas se abriram e pra ser sincera, ainda tô digerindo todos esses cursos desses ultimos anos. Gosto de pensar que um dia, uma hora, vou conseguir unir isso e aplicar nas minhas ilustras. Mas tá sendo muito bom! Não vou parar de estudar :)
Recebi uma oferta pra participar de um projeto MUITO legal, de quem sou fã! Ainda estou digerindo isso também, haha. Tô muito empolgada com esse projeto! 
Quase logo em seguida a Faber-Castell me convidou pra uma visita à fábrica e conhecer todo o laboratório, processo de produção e instalações! Vi todo o cuidado e atenção até às minúcias e a quantidade de materiais artísticos em um lugar só me deixou em êxtase! hahahah. Não tenho palavras pra descrever o quanto de respeito que tenho pelo tato que eles têm com as pessoas ao longo de várias gerações além do alto padrão na produção. Tudo muito lindo! Amei muito saber mais sobre a Faber nessa visita!
E em seguida recebi convite para gravar um depoimento sobre o que me inspira :) https://www.facebook.com/fabercastellbrasil/videos/1187026184776814/
E daí fico sem palavras de novo! Fiquei muito feliz e passei a receber várias mensagens de torcida, além das que dizem que sentiram inspiradas após ver o vídeo e isso.. foi muito catártico. Me vi em várias pessoas que como eu tinham largado o desenho e resolveram voltar a tentar. Projeto mais lindo não há, um ajuda o outro e todos podem ser melhores com isso. Todos crescem. Até quem não desenha, porque arte é pra todos!


Voltar a desenhar me salvou.
Tô cercada de boas pessoas e boas memórias!
Coisas que o desenho e a Quanta me proporcionaram, e não tem preço. 

E hoje eu consigo dizer: eu consigo viver de desenhar! 

Comments

Popular Posts